A Bamidelê

A Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba é uma organização não governamental composta por feministas negras que, fundada em 2001, tem como missão e projeto político contribuir para a eliminação do racismo e do sexismo, buscando a equidade de gênero numa perspectiva étnicorracial. A palavra Bamidelê é de ancestralidade africana (Iorubá), e um dos seus significados é Esperança, aproximando-se do significado de Esperançar, ou seja, uma esperança ativa que busca a realização.

A organização tem por princípios: construção de uma sociedade justa e democrática; defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças e o combate à pobreza e a todas as formas de violências, opressão, discriminação ou exclusão, tais como as de gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual, religiosa, políticca, geracional ou relativa ás pessoas com deficiência; respeito aos princípios éticos de transparência e imparcialidade em sua gestão; e defesa dos direitos humanos e empoderamento das mulheres, jovens e adolescentes, bem como o fortalecimento de suas organizações.

Desenvolvemos ações educativas e formativas como cursos, palestras, campanhas, oficinas, feiras de saúde, capacitações, rodas de diálogos, seminários e produção de material didático com foco nas temáticas de saúde (sexual, reprodutiva e da população negra), educação, direitos sexuais, direitos humanos e ações afirmativas. Atuamos também no controle social de políticas públicas, mobilização social e ações de fortalecimento político dos movimentos negro e feminista, com os quais articulamos local e nacionalmente.

Nossas ações tem como públiico participante mulheres negras, jovens e adolescentes de comunidades, movimentos e escolas das zonas urbana e rural da Paraíba, com destaque para a comunidade remanescente de quilombo Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande/PB.