sábado, 12 de dezembro de 2015


Bamidelê na luta pela autoafirmação da identidade negra no Censo 2010 
Durante o mês de dezembro de 2015, a Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraíba está mostrando a trajetória da Campanha “Moren@, nao. Eu sou negr@!”, e na última postagem podemos conhecer mais um pouco sobre o surgimento desta campanha que objetiva afirmar a identidade negra e refletir sobre o racismo no Brasil, em especial na Paraíba.
Em 28 de julho de 2010, teve início a segunda edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra e foi lançada sob o slogan No censo 2010, afirme sua negritude. O tema surgiu mediante a realização do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) naquele ano, e devido a necessidade de estimular as pessoas a reconhecerem sua ancestralidade africana se autodeclarando como pretas ou como pardas, dentro das categorias raciais/cor do IBGE.
Com este objetivo, a Organização iniciou suas ações, criando o blog BAMIDELÊ NO CENSO, que podia ser acessado no endereço www.bamidelenocenso2010.blogspot.com.br, e durante dois anos foram veiculadas, notícias locais e nacionais, além de uma enquete com a seguinte pergunta: Você já recebeu um(a) recenseador(a) do IBGE em sua casa?
Nesta fase, a Organização também utilizou o youtube para potencializar a divulgação da Campanha de Afirmação da Identidade Negra. Uma série de vídeos, produzidos em 2009 com a participação de artistas, de profissionais liberais, de integrantes do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras na Paraíba, passaram a ser veiculados e compartilhados pelo youtube.   Os vídeos estão disponíveis no site de compartilhamentos, e podem ser acessados através do endereço www.youtube.com/watch?v=Bq1WCgVtotM.
A II Edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra na Paraíba foi lançada, mais uma vez, como uma das atividades alusivas ao Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, comemorado no dia 25 de julho. O evento foi realizado na região central de João Pessoa/Paraíba.
É por meio destas iniciativas que a Organização de Mulheres Negras na Paraíba  vem pautando as questões raciais e de gêneros nos mais variados cenários do estado paraibano. Suas ações visam o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento individual e coletivo para a ampliação dos Direitos Humanos, entre os quais os Direitos Sociais. Sendo que, com a II Edição da Campanha de Afirmação da Identidade Negra estimulou a autodeclaração da origem racial/ cor  no Censo 2010, positivando a presença de pessoas negras na sociedade brasileira.
Não deixe de acompanhar as ações da Bamidelê através da Campanha “Moren@ não. Eu sou negr@!”. A Organização ainda tem muito para contar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário