domingo, 3 de junho de 2012

Audiência pública será realizada nesta segunda no quilombo Rio dos Macacos, na Bahia

Nesta segunda-feira (04), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM, realizará uma audiência pública na comunidade Rio dos Macacos, localizada em Simões Filho-Ba, para acompanhar o conflito territorial instalado com a Marinha do Brasil e apurar as constantes denúncias de violações de direitos humanos cometidas contra esse povo quilombola.
A realização da audiência deve contribuir para mediar o conflito instalado no quilombo pela Marinha do Brasil e apurar as denúncias de violência feitas pelos/as quilombolas, recebidas por esta Comissão. 
O Quilombo Rio dos Macacos, com mais de 200 anos de existência, viu, a partir da década de sessenta, seu território ser diminuído e ameaçado, uma vez que a área a foi desapropriada para a Marinha do Brasil instalar a Base Naval de Aratu.A área foi reconhecida e certificadacomo quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2010.
Atualmente, o território do Quilombo Rio dos Macacos é objeto de disputa judicial com a Marinha do Brasil, que pretende utilizar a área para ampliação de sua Base Naval de Aratu. Em virtude dessa disputa, mais de 50 famílias quilombolas estão vivendo em regime de tensão, ameaça e violência, inclusive com denúncias de estupro cometido contra as mulheres ali residentes.
Diante disto, convidamos a todos e todas para  juntos/as com o CDCN e demais organizações negras participarem da audiência, pois a participação de todos os militantes e organizações sociais é imprescindível,  tanto na articulação de políticas públicas voltadas para a comunidade quilombola quanto para apuração e/ou reparação de violações de direitos humanos cometidas contra a população do Quilombo Rio dos Macacos.

com informações do Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário