sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lideranças da Bamidelê participam de formação em gênero e raça

 Por Mabel Dias

A Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba participa até a próxima terça-feira (07) do Programa de Equidade Racial e de Gênero no Nordeste Brasileiro, promovido pelo Instituto Steve Biko, Mídia Étnica e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), na cidade de Salvador (BA).

O programa, que está em seu segundo módulo, é direcionado para lideranças de entidades negras do nordeste e tem como objetivo desenvolver formações nas temáticas de gênero e de raça, elaborando estratégias e ações de combate as desigualdades raciais, sociais e de gênero na região. Representam a Bamidelê a equipe de comunicação da organização, Mabel Dias e Priscila Estevão, e uma das coordenadoras executivas, Solange Rocha. 

Nesta sexta (03), pela manhã, foi realizada a formação em educação e inovação tecnológica, com a professora de Antropologia, Jamile Borges, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a tarde, o engenheiro Nelson Narciso Filho, apresentou as possibilidades de trabalho no mercado da indústria do petróleo e gás e os desafios que devem ser enfrentados pela população negra para se inserir neste espaço. À noite, acontece a formação para comunicadores, correspondentes do portal Correio Nagô, que será conduzida pelo Instituto Mídia Étnica. No sábado (04), será a vez de analisar os indicadores de saúde da população negra no nordeste brasileiro, com o antropólogo, Altair Lira.

A partir do domingo (05) até a terça (07), serão realizadas oficinas de gênero e sustentabilidade, além de uma formação em desenvolvimento institucional com as organizações presentes. Desta vez, a CESE será a responsável em conduzir as ações e finalizar o segundo módulo do curso de formação de lideranças do Nordeste Brasileiro.

20 anos do Steve Biko – Neste mês de julho, o Instituto Steve Biko completou 20 anos de fundação. Para comemorar, foram realizadas atividades culturais,  dentro da programação do curso de equidade racial e de gênero no nordeste. As atividades começaram às 17h da terça-feira (31), com um “Abraço Simbólico” à sede do Instituto, localizado no Largo do Carmo. Logo depois, às 19h, teve palestra com a Profª Drª Petronilha Beatriz, que falou sobre a trajetória de superação das desigualdades raciais na concepção da educação brasileira: “um retrospecto histórico dos embates para a inclusão educacional dos afro-brasileiros”. Na quarta, dia 1º, a música negra deu o tom da festa.  Entre as atrações, que se apresentaram na Praça Pedro Arcanjo (Pelourinho),  estavam a banda percussiva feminina Didá, a Tribo Bóssambá e o grupo de RAP RBF (Rapaziada da Baixa Fria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário