quarta-feira, 9 de maio de 2012

Regionais de Ensino e FCP realizam encontro para incentivar educação étnico-racial

Por Drielly Jardim 

A Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, com o apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP), realizará, na próxima quarta-feira (9), o VII Encontro de Educação Étnico-racial: Cultura e Direitos Humanos. O evento será no auditório da FCP, em Brasília. 

O Encontro, que é coordenado pela equipe de Direitos Humanos e Diversidade da Gerência Regional de Educação Básica – CRE/PPC, tem como objetivo principal contribuir para a implementação do artigo 26-A da LDB com vistas a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o país. 

Com o tema “A educação das Relações Étnico-raciais na perspectiva da Cultura e dos Direitos”, o evento pretende oferecer aos profissionais da educação da rede básica de ensino da CRE/PPC uma oportunidade para o diálogo sobre a temática, bem como para a reflexão sobre a importância do reconhecimento, valorização e respeito à diversidade, e sobre o papel dos educadores na promoção da igualdade racial nos sistemas de ensino. 

O evento contará com a presença de palestrantes como as professoras e pesquisadoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, da Universidade Federal de São Carlos e relatora da Lei 10.639/03, Art 26-A da LDB; Renízia Cristina Felice Garcia, da Faculdade de Educação  da Universidade de Brasília (UnB) e Ana José Marques, coordenadora de Educação em Diversidade da Subsecretaria de Educação Básica do Distrito Federal. 

Exposição – Também no dia 09 de maio, a Galeria Palmares receberá a exposição ‘Quilombos: Territórios de Cultura e Resistência’.  Por meio da mostra, é possível apreciar registros do cotidiano e da cultura de comunidades quilombolas de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia. 
São fotografias e peças artesanais em palha, retalhos e cerâmica. Entre as comunidades representadas estão o Quilombo Muquém, um dos mais tradicionais do país localizado no município alagoano de União dos Palmares, e o Quilombo Kalunga, de Goiás, considerado a maior comunidade de remanescentes de quilombos da atualidade.
A exposição, que já foi exibida no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), ficará aberta ao público até o final do mês de maio na Galeria Palmares, na Biblioteca Oliveira Silveira. 

FONTE: Site Fundação Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário