quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sindicato realiza curso gratuito sobre a História do negro no Brasil


O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) e o Museu Afro Brasil oferecem em maio curso gratuito sobre a História do Negro no Brasil
A proposta é auxiliar os profissionais interessados no tema a aprofundarem a compreensão da identidade brasileira, com base nas particularidades da presença africana nesse processo
Os temas e conceitos das inúmeras abordagens serão evidenciados a partir da consideração dos documentos, obras de arte e objetos diversos de cunho histórico, constantes do acervo do Museu Afro Brasil.
As aulas acontecerão aos domingos, das 10h00 às 13h00, nos dias 27 de maio, 03, 17, 24 de junho e 01 de julho na sede do Museu, Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo/SP.  A atividade terá a duração total de 15h/aulas e todos os participantes receberão certificados.
As vagas darão prioridade a jornalistas sindicalizados e a estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados. Os interessados deverão solicitar a inscrição encaminhando e-mail para cursos@sjsp.org.br, com nome completo e telefones para contato. Os não sindicalizados ficarão em lista de espera e aguardarão a definição da coordenação do curso.

Programa:
Dia 27 de maio – O primeiro encontro será dedicado à apresentação da instituição e da proposta de formação, seguida de visita mediada por educadores ao acervo do Museu Afro Brasil.

Dia 03 de junho – Herança da escravidão na sociedade brasileira contemporânea
A partir do episódio da escravidão serão abordados o conhecimento e o domínio das técnicas de produção que os africanos detinham. Mantendo a perspectiva do trabalho e da herança intelectual, moral, religiosa e artística serão discutidos os efeitos da escravidão na sociedade brasileira a partir de aspectos do acervo e notícias veiculadas em jornais, revistas e televisão

Dia 17 de junho – Literatura e Imprensa Negra
 A literatura e imprensa negra serão abordadas a partir da perspectiva do negro autor, bem como das questões que norteiam suas produções. Desse modo, serão problematizadas biografias e produções de autores como Luiz Gama, Lima Barreto, Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, José Correia Leite, Solano Trindade, Abdias do Nascimento, Cuti, Ana Maria Gonçalves, entre outros.
 
Dia 24 de junho – Cultura afro-brasileira na constituição da identidade nacional
Nesse encontro serão apresentadas manifestações da cultura popular brasileira como lugar privilegiado de preservação, transmissão e re-significação do patrimônio intangível das culturas africanas na diáspora.
Propõe-se ainda, uma discussão sobre os diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, alimentação, literatura, cinema, artes plásticas) buscando analisar as estratégias e os contextos políticos que os possibilitam.

Dia 01 de julho – Encerramento
Momento dedicado a trocas de informações, experiências, avaliação da formação e entrega de certificado.

Sobre o Museu Afro-Brasil

O Museu Afro Brasil é uma Organização Social de Cultura vinculado à Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. É um espaço de preservação e celebração da cultura, da memória e da história do Brasil a partir da perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas  e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo com mais de cinco mil obras. Parte das obras, cerca de duas mil, foram doadas pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor Curador do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário