Será realizado nesta sexta-feira (15), na Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o “Seminário Ações Afirmativas e
Educação: reflexões etnicorraciais”, que tem como eixos gerais debater sobre as
políticas de inclusão, mais conhecidas como ações afirmativas. O seminário deve
enfocar as ações afirmativas voltadas para o campo daeducação etnicorracial,
tanto no campo da produção de materiais didáticos e componentes curriculares
que incluam as temáticas indígenas e negras, quanto na inclusão de outras vozes
e epistemologias, não-ocidentais e tradicionais, nas salas de aula e
auditórios. Neste encontro, os organizadores propõem-se a
reflexão, especialmente em torno das políticas de reserva preferencial de
vagas, no caso para negros e índios, popularmente chamadas de “políticas de cotas”;
e da produção de materiais didáticos que deem conta de atender o que propõe a
lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e de
cultura afro- brasileira. Além disso, mais uma vez, reúnem-se
representantes de comunidades tradicionais, como os quilombolas, para traçar
pontos em comuns e paralelos entre trajetórias negras no estado do Rio Grande
do Norte. A realização do seminário é da Secretaria de Educação a Distância e
do Departamento de Antropologia da UFRN.
Confira a programação:
15/06 (6ª feira), Auditório do IFRN (Cidade Alta)
8h30-11h30
Mesa: Ações afirmativas e educação Prof. Dr. José Jorge de Carvalho (PPGAS/UnB) Prof.a Dr.a Maria Anória de Jesus Oliveira
(Mestrado em Crítica Cultural/UNEB)
Noite- 18h30-21h30
Mesa: Trajetórias quilombolas
Vilmário Candido Pereira e Pedro Daniel Pereira (Comunidade de Macambira, Lagoa Nova) Maria das Graças Fernandes e Sebastião Genicarlos
dos Santos (Comunidade de Boa Vista dos Negros, Parelhas) Silvana Rodrigues dos Anjos (Comunidade de Moita Verde, Parnamirim)
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