segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pastor incita discriminação aos cultos de matriz africana na PB


A Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/PB apresentou denúncia ao Ministério Público Federal e Estadual contra o pastor da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal da Fé, Clovis Bernardo de Lima, pela prática dos crimes de Incitação à Discriminação Religiosa, em face da Lei n.º 7716/89 art. 20, Lei Caó c/c Crime de Bando ou Quadrilha (288 CPB).
Em março, o pastor postou em sua página do Orkut fotos em que ele aparece quebrando o nome de entidades sagradas para os adeptos das religiões de matrizes africanas, “bem como a imagem de santos católicos que também são cultuados por Umbandistas, como forma de “satanizar”, inferiorizar a crença dos Umbandistas e Candomblecistas, bem como para incitar a discriminação de membros da Igreja a qual pertence.”, diz parte da denúncia protocolada no MPF e MPE pela Comissão da Igualdade Racial da OAB, que também traz a assinatura de várias representações da religião de matriz africana em João Pessoa. A denúncia também foi apresentada à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Logo após as denúncias de usuários do Orkut, a página do pastor foi retirada do ar pelo Google. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, no seu artigo 26, o Poder Público deve adotar as medidas necessárias para o combate à intolerância religiosa às religiões de matriz africanas, resguardado a integridade de seus praticantes, com o fim específico de coibir justamente os meios de comunicação para coibir “a difusão de proposições, imagens ou abordagens que exponham pessoa ou grupo ao ódio ou ao desprezo por motivos fundados na religiosidade de matrizes africanas”.

A Comissão da Igualdade Racial da OAB requer também que seja instaurado inquérito policial (art. 129, VIII da CF/88), sendo o crime praticado pelo pastor incluído na Operação intolerância, realizada pela Polícia Federal, haja vista que o meio identificado para a prática criminosa foi o Orkut.

Em tempo: o pastor Clovis Bernardo é o personagem principal do vídeo documentário “O Rebeliado”, do videasta paraibano, Bertrand Lira. Além de promover perseguições à religião de matriz africana, incitando a intolerância religiosa, o pastor, que foi ex-travesti, realiza em sua igreja “sessões de cura” de gays, lésbicas e travestis. O documentário “O Rebeliado”, mostra depoimentos de homossexuais que se dizem “curados” de sua orientação sexual depois que se converteram a igreja do pastor Clóvis.



 

2 comentários:

  1. Diante do fato mostrado/publicado devo salientar,em primeiro lugar,que em nemhum momento,em nemhum texto sagrado,se registra que o fundador do Cristianismo,JESUS CRISTO,o único SENHOR,o único Mestre,o único que deve ser adorado,o único que salva,o ´verdadeiro Pastor das almas,Ele,a quem o diabo teme e treme,não ordenou,não ensinou,a intolerância,não incitou a guerra.Lamentável e reprovável líderes de igrejas estarem incitando guerra religiosa.Devem sim,receber punição dentro da Lei.Cada um siga a sua fé...sabendo,no entanto,que um dia comparecerá em juízo,perante Deus Todo Poderoso,para prestar contas de seus atos,inclusive os atos religiosos que não estão aprovados pela sua Santa Palavra,a Bíblia Sagrada! De seu julgamento,naquele dia de juízo,ninguém escapara!O comentarista aqui,se identifica como:Membro de uma igreja Evangélica que propaga a Palavra de Deus,não propaga a guerra,ou chamada ''guerra santa''.Inculto e incauto quem inventou esse termo.Não existe guerra ''santa''.Guerra é guerra.JESUS CRISTO é Principe da Paz...Seus seguidores proclamam a paz.As igrejas evangélicas,que tem por base de fundação,ou fundamento,a Bíblia,Palavra de Deus,não incitam,não ensinam,o desrespeito,a intolerância religiosa.Pastor de verdade proclama a Palavra de Deus como ela é sem criar ou incitar guerra.Diz o povo,e é verdade isso,que três coisas devem ser evitadas,para caso de discussão: política,futebol e religião.Está discutindo,ofendendo,insulflando,por causa desses três segmentos,para mim,em particular é falta de inteligência,falta do que fazer.Cada um na sua política,na sua fé,no seu gosto futebolístico,deve ser respeitado.Como já disse antes,cada um será julgado no dia do juízo de acordo com a sua forma de fé,de crêr ou não no único Mestre,Senhor,Pastor e Salvador.Ele assim deixou e ''Está Escrito'':''EU SOU O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM''.Evangelho de João.Quero,ainda,aquí fazer referência a um pastor,embora não seja membro da igreja que ele lidera:Estevam Fernandes é pastor da primeira igreja Batista,aquí em João Pessoa.Um exemplo de líder e cristão!Portanto,enfatizo que assim como em todos os segmentos da sociedade existem aqueles que não se comportam bem e maculam as instituições que fazem parte,assim também,existem ''pastores'' e verdadeiros pastores que pregam a paz,a harmonia,como bem faz o pastor Estevam Fernandes entre muitos outros que conheço,verdadeiros servos de JESUS CRISTO,PROCLAMANDO A PAZ!!!

    GUTEMBERG LEITE.ALUNO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU- JOÃO PESSOA.
    MEMBRO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS -MINISTÉRIO MISSÃO.

    Obs- A igreja Assembléia de Deus do pastor Clóvis,não faz parte do Ministério MISSAO.

    ResponderExcluir
  2. O DIA EM QUE UM PASTOR ABRAÇAR UM BBALORIXA E CAMINHAREM JUNTOS COMO AMIGOS E IRMÃOS, PODEREI DIZER QUE EXISTE UM CRISTÃO VERDADEIRO, POR ENQUANTO SÓ VEJO PSEUDOS-CRISTÃOS USANDO A FÉ PARA ATACAR TODOS OS ADEPTOS DE RAIZ AFRO-AMERINDIA.
    O QUE ME DEIXA FELIZ EM RELAÇÃO A BIBLIA, É JESUS NÃO MANDOU FUNDAR NENHUMA IGREJA NEM CATÓLICA E NEM EVANGÉLICA.
    NÓS QUE SOMOS DA UMBANDA, SOMOS DISCRIMINADOS SEJA NO TRABALHO POR PARTE DE "CRSTÃOS" OU NA RUA. O QUE INTERESSANTE É NO CENTRO TODOS VESTEM BRANCO, PÉS NO CHÃO, CONSTRUÇÕES SIMPLES, MAS AS IGREJAS SÃO CADA VEZ MAIS SUNTUOSAS, VERDADEIROS PALÁCIOS DE LUXO. TOTALMENTE FORA DA REALIZADE DO PVO BRASILEIRO.

    ResponderExcluir