quinta-feira, 26 de abril de 2012

Trabalhadoras domésticas realizam manifestação na Capital esta sexta



No Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, as trabalhadoras domésticas do sindicato de João Pessoa irão fazer uma mobilização no Terminal de Integração, em João Pessoa, amanhã (sexta, 27), entre 6 e 7h. O objetivo é informar outras trabalhadoras domésticas sobre seus direitos (abaixo seguem informações do Ministério do Trabalho) e do que falta para a categoria avançar no reconhecimento do trabalho doméstico no Brasil.

Haverá também amanhã, ato público e cultural na Lagoa (Parque Sólon de Lucena) esclarecendo a população sobre os direitos das trabalhadoras domésticas das 9h às 10h da manhã.

Trabalho doméstico no Brasil e na Paraíba - No Brasil, segundo os dados da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), existem 8 milhões de pessoas inseridas no trabalho doméstico, 93,2% são mulheres, destas 61,8% são pardas ou negras (FENATRAD, 2011).  No estado da Paraíba, existem, cerca de 117 mil pessoas trabalhando  no emprego doméstico. Desse total, mais de 90% são mulheres.

No Brasil, o trabalho doméstico reporta ao período colonial escravocrata. Por quase quatro séculos, foi exercido pelas mulheres negras, que eram obrigadas a executar os serviços domésticos, sendo duplamente exploradas em seus direitos e sua dignidade, pela opressão de gênero e de raça/etnia.
Desse período até os dias atuais, o exercício desse trabalho - seja remunerado ou não remunerado - é realizado por mulheres. Conforme dados do IBGE (PNAD/2006), 92% das mulheres ocupadas realizam afazeres domésticos/reprodutivos no âmbito da casa. Em média, trabalham 25 horas semanais nessa função, enquanto os homens trabalham apenas 10 horas. Somando as duas jornadas, as mulheres trabalham muito mais horas do que os homens.


Fonte: assessoria de comunicação da Cunhã- Coletivo Feminista

Nenhum comentário:

Postar um comentário