quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 de Julho - Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

 Por Luciana Barbosa - Cunhã Coletivo Feminista

Hoje e sempre lembro de todas as mulheres negras que lutaram, resistiram contra o racismo, o patriarcado e o machismo de nossa sociedade, que alçaram vôos longínquos, que se afirmaram em sua identidade de mulheres negras, destemidas em se afirmar como seres humanos. Lembro também das que permanecem lutando.
Lembro de nossa querida Salete ( já falecida) tão preocupada com a situação das mulheres, dos jovens de sua comunidade, lutadora até o fim.
Lembro de Penha,, sindicalista paraibana, que dizia assim "Só quem sofre é quem sabe a dor que sente"
Lembro das companheiras do movimento feminista negro brasileiro que tem travado lutas históricas em prol dos nossos direitos, do nosso reconhecimento, de nossa afirmação enquanto mulheres negras. Axé para todas.
Lembro ainda das mulheres negras da AMB e da campanha maravilhosa pelo fim da violência contra as mulheres negras.
Da Bamidelê, , recheada de mulheres guerreiras que tiveram e têm a ousadia de assumir a luta em nossa estado e está aí com uma campanha linda nas redes sociais ( Terlucia, Solange, Vania, Priscila, Penha, Mabel, Luana, Efu e todas as outras)
Em especial as trabalhadoras domésticas da Paraíba, que estão se organizando em associação e no Sindicato lutando pelo reconhecimento da categoria profissional e pelos seus direitos. Um grande abraço para a Dalva, trabalhadora doméstica ( que se foi dessa vida) mas virou estrela no firmamento.
Lembro também das minhas manas de sangue ( Nena, Iza, Bel), minha filha (que se afirma negra desde a infância) e de minha avo minha avó paterna. 
Hoje e SEMPRE é nosso dia, de luta, estamos aqui nos afirmando e combatendo o racismo e o sexismo cotidianamente e coletivamente. 

Axé!    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário