quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pesquisadores negros se encontram em Florianópolis para debater os desafios da luta antirracista


Os desafios da luta antirracista no século XXI. Este é o tema do VII Congresso de Pesquisadores/as Negras/os, (COPENE) que será realizado de 16 a 20 de julho, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. 

O VII COPENE tem como principal objetivo promover discussões sobre os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas diversas esferas institucionais e áreas do conhecimento. 

A iniciativa é da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, e organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto de Estudos Culturais Luisa Mahin, União de Negros pela Igualdade de Santa Catarina (Unegro), e Coordenadoria de Políticas de Promoção da  Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio da  Rede Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora (READI). 

 Vinte e quatro simpósios temáticos fazem parte da programação do evento, entre eles, Pan-africanismo nas Américas; Identidades e identificações; Saúde da população negra; Diversidade, relações de gênero e sexualidade e Direitos Humanos e justiça. O vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN e Pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Paulino Cardoso, explica que os simpósios temáticos serão espaços para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema.

Entre as atrações da programação do VII Copene estão conferencistas como Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), Elika M’Bokolo, da República Democrática do Congo, e Shirley Campbell Barr, da Costa Rica.

A programação artístico-cultural contará com exposições de artes plásticas e visuais, mostra fotográfica, mostra de vídeo, festas temáticas, feira com exposição de livros e venda de produtos afros, atrações artístico-culturais com performances de dança, música, teatro, capoeira e maracatu, além de atividades comemorativas em alusão aos 150 anos de nascimento do poeta Cruz e Souza.

O VII Congresso de Pesquisadores/as Negras/os 2012 homenageia as lideranças negras, Lélia Gonzalez (in memorian), Abdias Nascimento (in memorian), e Vicente Francisco do Espírito Santo.

Mais informações, acesse o site do Congresso, no seguinte endereço eletrônico:  www.abpn.org.br/copene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário