sábado, 14 de julho de 2012

"Olhares de Caiana", a perspectiva de uma comunidade quilombola sobre sua realidade

Por Priscila Estevão
 
A Bamidelê estará realizando neste dia 15/07, na comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande/PB, a oficina de fotografia “Olhares de Caiana”, ministrada por Ana Dindara, estudante de fotografia. O objetivo da atividade é o de mostrar a realidade quilombola através dos olhares de suas/seus próprias/os moradoras/es.

Caiana dos Crioulos tem 90% de seus habitantes com ancestralidade africana. Segundo a Fundação Cultural Palmares, é nacionalmente reconhecida como um dos 33 legítimos quilombos paraibanos, preservando a garra, a cultura, os costumes e a força de suas mulheres através da música e das danças de ciranda e de coco de roda, além de outras manifestações folclóricas.

Por ser um quilombo paraibano de tradição, com uma cultura muito própria, Caiana sempre é visitada por vários pesquisadores/as e interessados/as pela temática, que colocam para a sociedade a realidade da comunidade através de seus próprios olhares e conclusões de pesquisa. Essas visitas e estudos têm contribuído bastante para o reconhecimento e a valorização da cultura e dos costumes da comunidade quilombola, mas, ainda assim, são os olhares de terceiros.

Com objetivo de fazer com que as mulheres de Caiana dos Crioulos sejam protagonistas no retratar a realidade de sua própria comunidade, a oficina “Olhares de Caiana” foi uma ideia coletiva que visa mostrar através da fotografia toda a dinâmica e o cotidiano dessa cultura de resistência histórica. O momento será para que essas mulheres tenham noções básicas para se registrar uma imagem através dos recursos disponíveis na comunidade. O resultado final dessa oficina será lançado no mês da Consciência Negra.

A ocasião faz parte do conjunto de atividades da Bamidelê em comemoração ao 25 de julho - Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e Dia de Tereza Benguela - e conta com a parceria da Associação de Mulheres Negras de Caiana dos Crioulos (AMNCC) e o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário