terça-feira, 17 de julho de 2012

Bamidelê promove atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra




Por Mabel Dias

O mês de julho marca para as mulheres negras uma data importante a ser celebrada: 25 de julho – Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia de Tereza de Benguela.  A data foi instituída em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latinoamericanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. A partir daí, o movimento de mulheres negras tem atuado para dar visibilidade à data, mostrando as condições de opressão de gênero e raça vivenciada pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas. Em 2009, no Brasil, através de projeto de lei da deputada Serys Slhessarenko, foi instituído o 25 de julho também como Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, em reconhecimento a luta das mulheres negras brasileiras, e homenageando a líder quilombola do século XVIII, Teresa de Benguela, do Quilombo Quariterê, em Mato Grosso. Teresa de Benguela era considerada a Rainha Negra do Pantanal, ocupando o posto de chefia da estrutura político-administrativa, por ela criada.

História - Na Paraíba, desde 1999, que a data vem sendo comemorada. Em 2011, a Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba comemorou o 25 de julho juntamente aos seus 10 anos de existência e realizou uma mesa redonda com a médica e diretora da Organização de Mulheres Negras, Criola, da cidade do Rio de Janeiro, Jurema Werneck; a professora do curso de História da UFPB, Solange Rocha e a socióloga, Vânia Fonseca, para debater sobre os desafios da luta antirracista e antisexista na Paraíba. A exposição “Visões Negras – simbologias, histórias e trajetórias”, contou, através de fotos, toda a história da Bamidelê nestes dez anos de combate ao racismo e ao sexismo no estado da Paraíba.

Em 2012, a Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba promove, desde o dia 15, atividades de celebração ao dia 25 de julho. A primeira delas foi a oficina de fotografia “Olhares de Caiana”, direcionada para jovens e mulheres da comunidade quilombola, Caiana dos Criolos, localizada na cidade de Alagoa Grande. A oficina foi ministrada pela estudante de fotografia, Ana Dindara e teve como objetivo mostrar a realidade do local através dos olhares de seus/suas próprias/os moradores/as. No dia 26, a advogada, sócia colaboradora da Bamidelê e assessora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Luana Natielle Basílio, ministra a roda de diálogo “Direito e Negritude”, dentro da programação do 33º Encontro Nacional de Estudantes de Direito, que será sediado em João Pessoa. E, finalizando, a programação do 25 de julho - Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em João Pessoa, acontece no dia 31, a mesa redonda “Gênero e Diáspora Africana: marcos legais, educação antirracista e saberes negros”, com as professoras universitárias Zelma Madeira (UECE) e Marluce Pereira (NEABI/UFPB).

Siga-nos no twitter: @negrasbamidele e curta nossa página no facebook:  www.facebook.com/ongnegrasbamidele

Nenhum comentário:

Postar um comentário